História

Objetivos do Curso

O curso de História do PUCG/UFF, nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura, visa formar profissionais capazes de atuar na sociedade através das diversas áreas da pesquisa e do ensino da História.

Bacharelado: O Curso de bacharelado tem como ponto central disponibilizar instrumental teórico, metodológico e prático de modo a tornar o profissional um pesquisador da História nas diversas esferas de conhecimentos, tais como História Social, Cultural, Política e Econômica. Ao estabelecer conexões entre o passado e o presente almeja-se a combinação entre a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a sociedade e o mundo, que estimule uma prática profissional igualmente crítica e ética.

Licenciatura: O curso de Licenciatura tem por objetivo reunir no profissional de História os conhecimentos das diversas áreas da História, das práticas pedagógicas e o domínio da legislação na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Todos estes elementos são necessários ao exercício do magistério e da pesquisa capacitando assim o profissional a desenvolver a reflexão crítica, e a construção e compreensão da cidadania. Neste sentido torna-se fundamental um período de estágio em instituições de ensino visando o desenvolvimento de práticas educativas e didáticas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.

Titulação

Bacharel em História;
Licenciado em História.

Duração do Curso

Mínima de 8 e máxima de 12 semestres.

Mercado de Trabalho

O profissional de História atualmente possui uma ampla área de atuação possível em função das necessidades sociais e culturais, integrando assim, magistério e pesquisa. Ressaltamos abaixo algumas possibilidades:

Professor em Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Professor em Espaços Culturais, Cursos de Aperfeiçoamento, Cursos de Extensão e Especialização;

Consultor de época em produções de teatro, de televisão, de cinema e documentários;

Consultor e analista para revistas, jornais e televisão;

Consultor e pesquisador na produção de mídias educativas;

Pesquisador e consultor em ONGs (Organizações Não Governamentais);

Consultor ou pesquisador nas áreas de Turismo e Restauração de Patrimônio Histórico e Conservação de Acervos Documentais;

Pesquisador, consultor e escritor em empresas públicas e privadas que pretendem reconstruir sua História, conservar seu Acervo Histórico ou desenvolver projetos de âmbito social e cultural;

Organizador, pesquisador ou consultor, junto às instituições privadas, públicas (prefeituras, por exemplo), museus e espaços culturais na promoção de atividades relativas à História tais como: exposições, oficinas e eventos em datas comemorativas.

Copyright ©2017 - UFF CAMPOS - Todos os direitos reservados

Pin It on Pinterest