Informe da Direção do ESR sobre a retomada das obras do campus da XV de Novembro

Postado por UFF CAMPOS em 22/jun/2020 -

“Compartilhamos com a comunidade acadêmica do ESR as boas novas, fruto da reunião da Comissão de Obras do ESR com o Reitor da UFF, Prof. Antônio Cláudio e sua equipe, ocorrida em 15/06/2020:

1- Todo o valor de nossa emenda será empenhado este ano na obra da XV de novembro –  a saber, R$19,6 milhões – e a Reitoria provavelmente disponibilizará mais R$ 900 mil na referida obra, valor que sobrará da parte da emenda que fora destinada à faculdade de medicina da UFF.

2- O Termo de Referência (projeto com cronograma da obra e fluxo financeiro) ficará pronto em 45 dias (início de agosto).

3- A expectativa é que a licitação da obra seja finalizada em outubro de 2020 e que as obras para a finalização do novo campus sejam retomadas em novembro de 2020 (obs.: prazos estimados contando com a burocracia normal).

4- O projeto da obra, assinado pelo Reitor da UFF, compreende todo o campus da XV de novembro e inclui os dois prédios, pátio e bandejão.

5- Pela regra de emendas de bancada definida pelo Congresso Nacional, todos os recursos de emendas de bancada, daqui para frente – exemplificando o caso da UFF – deverão ser integralmente aplicados na nossa obra da XV de novembro, até que esta seja finalizada. Isto já vale para as emendas de bancada de 2020 que serão executadas em 2021. Ou seja, terminaremos nosso campus!

6- A prioridade da aplicação dos recursos da nossa emenda (R$19,6 milhões) será para finalizar o Bloco A, que está mais adiantado. Chegando mais recursos, o Bloco B, o bandejão e a área externa do novo Campus serão finalizados.

7- Quanto à legalização do terreno da XV de novembro, uma nova licitação está em andamento para a realização da limpeza e do plano altimétrico. O fato de o terreno estar em processo de legalização não impede a retomada das obras.

8- Os pontos acima listados foram acertados pelo Reitor Antônio Cláudio com a Comissão de Obras do ESR. Na reunião, representando a Reitoria estiveram presentes  a Chefe de Gabinete do Reitor, Prof.a Rita Paixãoo superintendente da Saep, Daniel; da Soma, Ronconi; e o Pró-Reitor de Planejamento, Jailton.

9- A Comissão de Obras do ESR comunicará formalmente os resultados do encontro com o Reitor ao Colegiado de Unidade do Instituto, cuja reunião ocorrerá em Julho de 2020.

Aproveitamos para agradecer ao Altíssimo, que ilumina os nossos caminhos e nos guarda; à Comunidade Acadêmica do ESR – tanto a atual quanto a a que iniciou o Reuni em 2008- e destacamos os docentes do Curso de Serviço Social, técnicos e discentes que abraçaram este desafiador projeto na sua origem.

Agradecemos à Reitoria da UFF, na figura do Professor Antônio Cláudio e sua equipe, por todo o trabalho já realizado para a conquista e execução da emenda da UFF Campos, em um contexto tão adverso de crise sanitária, econômica e política no país.

Agradecemos aos quatorze parlamentares dos diferentes partidos que nos apoiaram na construção da nossa emenda de bancada (PSD, PSOL, PDT, PROS, PSB, PT, PCdoB, PSL e PP), representados pelos Deputados Wladimir Garotinho, que assumiu e se destacou na articulação política, e os deputados Chico D’angelo e Talíria Petrone que abraçaram integralmente a UFF Campos e a UFF.

Por fim, agradecemos aos membros da Comissão de Obras do ESR, composta por discentes, técnicos e docentes, pelo compromisso, dedicação e pela excepcional representação de nossa Comunidade Acadêmica.

Ainda há muito trabalho pela frente até pisarmos na “terra prometida”!

Mas os resultados até aqui alcançados, fruto do trabalho em equipe envolvendo a comunidade da UFF de Campos, a Reitoria e a bancada de deputados do Rio de Janeiro, mostram que estamos no caminho certo!

Permaneceremos unidos na luta pela educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, superando nossos desafios!”

Roberto Rosendo
Diretor da UFF Campos