IX Confict começa Hoje, 03-07

Postado por UFF CAMPOS em 03/jul/2017 -

A IX edição do Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) começou hoje, segunda-feira, 03 de julho de 2017, e segue até o dia 07, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos-RJ, reunindo o 22.° Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 14.° Circuito de Iniciação Científica do Instituto Federal Fluminense (IFF) e a 9.ª Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios e transformações”, o Confict 2017 abordará pesquisas e reflexões sobre os desafios e as transformações que a ciência pode e deve trazer para o futuro do país.

Neste ano, o evento, que é realizado pela três instituições, também integra o II Congresso Fluminense de Pós-graduação (CONPG), reunindo um total de 3.057 pessoas inscritas para participação nas atividades programadas.

Já para o CONPG, são 1.185 inscritos, sendo 210 do IFF. Ao todo, serão apresentados 679 trabalhos, sendo 65 do IFF referentes aos três programas de Mestrado: Engenharia Ambiental, Ensino de Física e Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão.

O Diretor do UFF Campos | Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR, Hernán Armando Mamani esteve presente na mesa de abertura do evento.

Programação: a Conferência de Abertura do evento está marcada para o dia 03, às 14h, e será proferida pelo diretor Científico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), prof. Wanderley de Souza, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios e transformações”.

A programação, que é gratuita e aberta ao público, envolve sessões oral e de banner de apresentações de trabalhos, apresentação cultural, minicursos (inscrições encerradas), palestras e mesa-redonda, tais como: 05/07, às 10h30min – “Estratégias para o fortalecimento da internacionalização das instituições de Ensino Superior”, com Márcio Moura de Castro (Capes/Diretoria de Relações Internacionais); 06/07, às 14h: “Um projeto de ciência para o Brasil”, com o diretor científico da Faperj, prof. Dr. Jerson Lima; 07/07, às 14h: mesa-redonda “Financiamento da pesquisa em instituições públicas brasileiras”.

A programação completa pode ser conferida no endereço eletrônico http://ix.confict.iff.edu.br/pages/programacao.