Perfil Socioeconômico, Cultural e de Saúde dos Estudantes

Postado por UFF CAMPOS em 24/ago/2018 -

APRESENTAÇÃO

É de amplo conhecimento a reforma estrutural do sistema federal de ensino superior e os reflexos para as Universidades Brasileiras.  Com o REUNI- Programa de Apoio à Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, o SISU -Sistema de Seleção Unificada e, principalmente, os Programas de Ações Afirmativas implantadas nas IFES a partir da Lei n12.711/12 conhecida como Lei de Cotas,  o perfil dos estudantes universitários têm se diversificado significativamente.

Esta pesquisa vem sendo realizada e aprimorada desde o ano de 2012 pela Coordenação de Assistência Estudantil da Universidade Federal Fluminense do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – CAES/ESR/UFF, visando traçar o perfil do estudante ingressante, identificando a origem, sexo, etnia, perfil sócio econômico e outros dados que nos apontam o formato de política pública adequada para atendimento desta nova realidade.

Vale observar que a pesquisa foi realizada até o primeiro semestre de 2013 de forma manual, a partir do segundo semestre deste mesmo ano a pesquisa foi inserida do sistema de pesquisas da intranet da universidade onde foi permitida a melhor organização dos dados para apresentação e divulgação. A cada semestre o questionário passa por avaliação da equipe da CAES/ESR/UFF, onde são inseridas e/ou aprimoradas as questões que compõem o instrumento de pesquisa. Desta forma, a partir de 2018 diante de diversas demandas de saúde do estudante atendidas por esta coordenadoria verificou-se a necessidade de inserção de um novo grupo de perguntas entitulado “Saúde do Estudante”.

A pesquisa é aplicada em data definida previamente para a matrícula presencial dos estudantes ingressantes e Acolhimento Estudantil, onde convidamos os mesmos a preencher um questionário on line semi estruturado no laboratório de informática, composto atualmente de 35 questões além de um instrumento denominado de SRQ-20, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizado para suspeição diagnóstica de transtornos mentais comuns, que é avaliado por duas docentes do curso de psicologia.

Dessa forma, tanto a prática cotidiana dos profissionais da CAES/ESR/UFF, quanto os resultados das pesquisas, apontam para a necessidade do desenvolvimento de ações para permanência deste aluno na Universidade, e na perspectiva de que educação e assistência devem caminhar juntas, apontando desafios e reflexões permanentes, sendo assim, apresenta-se a divulgação de alguns dados obtidos através desta pesquisa, no intuito não apenas de devolver as informações aos nossos usuários, mas, sobretudo visando contribuir para  o estudo e promoção de políticas educacionais.

O trabalho aqui apresentado a priori apresentará um relatório analítico e comparativo dos dados levantados nas pesquisas realizadas semestralmente e os dados obtidos na pesquisa de primeiro semestre de 2018. Num segundo momento serão disponibilizados os dados crus coletados nos questionários, sendo mister ressaltar que atendendo os princípios éticos profissionais não serão divulgadas as questões que contém qualquer tipo de identificação dos sujeitos em análise…

 

Equipe CAES

Alessandra de Muros Xavier
Cassiana Ferreira Simões
Juliana Aguiar Santana Benevides
Rosangela Maria Amorim Benevides

Coordenação da Pesquisa

Alessandra de Muros Xavier
Cassiana Ferreira Simões

 

Para ler o relatório na íntegra,  Clique Aqui – 1,2 MB

 

 

 

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